STORK

STORK - Secure Identity Across Borders Linked

STORK é um programa-quadro de competitividade e inovação, cofinanciado pela UE. Destina-se à implementação de um sistema interoperável à escala da União Europeia para o reconhecimento de identidade eletrónica e autenticação, permitindo às empresas, cidadãos e funcionários de governo o uso das suas identidades eletrónicas nacionais em qualquer Estado-Membro.

A interoperabiliadde da identificação eletrónica (eID) é baseada numa arquitetura distribuída que irá pavimentar o caminho para a plena integração dos e-serviços na União Europeia. Tem simultaneamente em conta especificações e infraestruturas atualmente existentes nos Estados-Membros. A solução fornecida destina-se a ser robusta, transparente, de utilização segura e escalável.

O projeto visa desenvolver regras e especificações comuns para ajudar o reconhecimento mútuo das identidades eletrónicas através das fronteiras nacionais, entidades de cidadãos e de empresas. Objetiva-se a interação com outras iniciativas da UE para maximizar a utilidade dos serviços de identificação eletrónica.

Fazendo uso de normas abertas sempre que possível e respeitando a regulamentação sobre proteção de dados, o projeto é testado em ambientes reais e seguros num conjunto de vários pilotos de aplicações que incluem portais nacionais da Alemanha (mein-service-BW), Áustria (help.gv.at), Estónia (eesti.ee), Espanha ( https://www.eugo.es/POVUDS_web/appmanager/portal/desktop), Grécia ( http://gis.ermis.gov.gr/sdportal/index.jsp), Islândia ( https://minarsidur.island.is/stork), Portugal (portaldocidadao.pt) e Reino Unido, um portal regional da Catalunha, em Espanha e um serviço específico para as atividades de conformidade para trabalhadores estrangeiros na Bélgica (limosa.be)

Mais informações sobre a iniciativa STORK pode ser consultada em  https://www.eid-stork.eu/.